Home Notícias Encontro de mulheres quilombolas tem início no sábado (4)

Encontro de mulheres quilombolas tem início no sábado (4)

 
O quilombo São Domingos, em Conceição da Barra, recebe a partir do próximo sábado o Encontro de Mulheres Quilombolas. O evento propõe uma reflexão sobre o 25 de julho, data em que é celebrado o Dia da Mulher Negra Latina Americana e Caribenha. As atividades acontecem durante todo o fim de semana e pretendem trazer à tona temas pertinentes da luta das mulheres quilombolas, dando ênfase à situações enfrentadas por essas pessoas, que recebem pouca atenção por parte do poder público.
Durante o sábado (4), as atividades serão realizadas ao longo do dia e trazem participação ativa dos envolvidos com o projeto. Por exemplo, oficinas dos direitos dos territórios quilombolas no viés da mulher e também de ervas medicinais. Acontece também o Jongo das Mulheres de São Bartolomeu e Jongo São Benedito de Santana.
Já o domingo (5), será reservado para visitas às comunidades de Linharinho Angelin e São Jorge, localizadas em Conceição da Barra e São Mateus, respectivamente. As atividades serão findadas com o almoço de encerramento que acontece às 14h30 no próprio quilombo São Domingos.
História
A força simbólica que cerca a data remonta a 1992. Em 25 de julho daquele ano, aconteceu o primeiro Encontro de Mulheres Negras, Latinas e Caribenhas. Em Santo Domingos, República Dominicana. O ideal por trás do encontro era discutir sobre as mazelas causadas pelo racismo e pelo machismo e também por formas de combatê-las. Ainda em 1992, a data foi reconhecida pela ONU como Dia da Mulher Negra, Latino Americana e Caribenha. No Brasil, país com maior índice de feminícidios da América Latina, o dia ganhou contornos nacionais e também é celebrado o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra, em homenagem à líder quilombola assassinada no século 18.
Assim como o Dia Internacional da Mulher (comemorado no dia 8 de março), a data assume um caráter não de celebração, mas de fortalecimento das organizações ligadas às mulheres negras e também no estreitamento de laços. Segundo Olindina Serafim Nascimento, uma das organizadoras do encontro, “trazendo maior visibilidade para sua luta e pressionando o poder público.”
 
Serviço
Quando: 04 e 05 de agosto
Onde: Quilombo São Domingos, Conceição da Barra
Transporte: O Sindipetro-ES disponibilizará transporte com vagas limitadas. Interessados devem entrar em contato com a diretora Patrícia de Jesus: (27) 99844-0343 ou com a Sede em São Mateus: (27) 3763-2640.
 
PROGRAMAÇÃO COMPLETA
 
04/08 – Sábado
10h: Acolhida (dinâmica)
10h30: Roda de conversa com as mulheres quilombolas que irão dialogar sobre suas questões
12h30: Almoço coletivo
14h: Oficina: Direitos dos territórios quilombolas pelo viés da mulher (Dra Rosane e Miuda) e Diálogo com o Fórum de Mulheres.
16h30: Oficina de ervas medicinais
17h: Lanche
19h30: Momento cultural: Jongo com as Mulheres São Bartolomeu e Jongo São Benedito de Santana. Partilha da Palavra.
 
05/08 – Domingo
7h30: Café da Manhã
8h30: Visitas às comunidades quilombolas de Linharinho Angelin 1 (Conceição da Barra)
Retorno para o almoço: Visita à comunidade de São Jorge (São Mateus)
14h30: Almoço (encerramento)
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…