Home Notícias Boca de Ferro é referência para trabalho de estudante de Administração

Boca de Ferro é referência para trabalho de estudante de Administração

A universitária mateense Raquel Gomes Barbosa está fazendo uma pesquisa com as edições do Boca de Ferro do Sindipetro-ES para o seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em Administração. Raquel esteve no sindicato em São Mateus e espera concluir o trabalho em breve. O orientador do trabalho é o professor de RH Cláudio Amorim, mestre em Educação, que vem desenvolvendo trabalhos desta natureza com seus alunos como forma de valorizar as relações entre empregado e empregador.
O tema do trabalho é “Destaque do papel e a relevância do Sindipetro-ES quanto a condução sindical de seus filiados e da comunidade durante o governo Lula e Dilma”.

 
“Estou fazendo uma pesquisa sobre os governos Lula e Dilma entre os anos de 2007 até 2013. Na dissertação pretendo mostrar como era a relação do Sindipetro com seus filiados e também os principais problemas que foram encontrados nesta época”, adianta Raquel. Na avaliação da universitária no momento o atual governo vende o país e vem acabando com a Petrobrás.
O Boca de Ferro
O Boca de Ferro foi lançado dois meses após a fundação do Sindipetro-ES, na época chamado Stiep-ES, em 1º de abril de 1989. “O nome Boca de Ferro foi uma inspiração do fundador e vice-presidente do Stiep-ES, Idelfonso Lázaro dos Santos, o Magirus, que morreu de câncer em julho de 2014″, conta Mateus Antônio Almeida Santos, o Mateus Geléia, primeiro presidente do Stiep-ES.
De acordo com Mateus Geléia o nome foi uma alusão aos alto-falantes das plataformas de petróleo em formato de corneta e confeccionada em metal. As cornetas serviam para dar avisos diversos aos trabalhadores, inclusive informe de chegada e saída de helicópteros.
“Botar no Boca de Ferro era botar a boca no mundo. O jornal era montado com matérias e desenhos colados em uma matriz e depois xerocado”, relembra Mateus Geléia, de 55 anos. Ele passou no concurso da Petrobrás em 1980 com 18 anos. No ano passado, em 5 de dezembro, ele se aposentou. O petroleiro trabalhou na SPT-11 (Sonda de Produção Terrestre), na PCA-02, Fazenda Cedro, Itaúnas, SM-08 e Base-61.
Acesse as edições do Jornal Boca de Ferro em nosso site: http://www.sindipetro-es.org.br/boca-de-ferro/
 

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…