Trabalhadores unidos jamais serão vencidos! Após 12 horas de greve, com a categoria mobilizada, a empresa Perbrás, Empresa Brasileira de Perfurações Ltda, voltou atrás e manteve 80% dos direitos estabelecidos no Acordo Coletivo de Trabalha anterior. Com isso, a paralisação nas sondas de perfuração foi suspensa e as atividades já foram retomadas.
Segundo o diretor de finanças e setor terceirizado do SindipetroES, Reinaldo Alves de Oliveira, “durante assembleia realizada nesta sexta-feira(23), os trabalhadores, em sua maioria, decidiram aceitar a segunda proposta de 2020/2021 que manteve às 30 horas de trabalho, os feriados pagos, abono de R$120,00 para compensar a diferença do adicional noturno, que eram as principais reivindicações dos trabalhadores, além do pagamento de todos os retroativos do adicional noturno, férias e feriados do ACT 20129/2020, que estava pendente, agora no mês de novembro.”
“O sindicato, assim como a categoria, avaliaram como uma grande conquista, considerando o atual cenário de pandemia da Covid-19 e a crise econômica.”, destaca o diretor.
Na última quinta-feira, após duas assembleias realizadas nos dias 20 e 21 de outubro, os trabalhadores decidiram pela greve, pois a Perbrás queria retirar alguns direitos já estabelecidos no Acordo Coletivo de Trabalho. As atividades nas sondas de perfuração SPT 25, na Estação Alegre (Efal) localizada entre Jaguaré e São Mateus e SPT 32, e, Cancan, no município de Linhares, foram então totalmente paralisadas.
Essa conquista foi graças à atuação do sindicato por meio de uma categoria mobilizada que não se deixou abalar mesmo enfrentando um dia de chuva e tendo que ir à mesa com uma empresa que se mostrava intransigente.