Home Notícias Mulheres no combate

Mulheres no combate

 
Você já se perguntou por que as mulheres ainda não ocupam cargos de gestão, em empresas públicas e privadas? Ou por que elas ainda não minoria em cargos políticos? Hoje, no nosso país, quase a metade das famílias são mantidas por mulheres. Sim, são as mulheres que chefiam suas residências, passando de 60% nas famílias com renda mais baixa. Mas a diferença salarial ainda é assustadora. Se compararmos mulheres negras, com homens brancos, ocupando o mesmo cargo, elas ganham 63% menos que eles. O IBGE, além desses dados, ainda aponta que nem 40% dos cargos de chefia e gestão, em empresas públicas e privadas, são ocupados por mulheres. E, para piorar, atualmente apenas 10% do Congresso Nacional é composto por elas. Uma mulher para nove homens, legislando o nosso país!
O Sindipetro-ES reconhece ser fundamental que a gente  mude esse cenário, e o mais rápido possível. Os sindicatos também precisam da representatividade das mulheres. Elas merecem e devem ocupar seus espaços, que são de direito. Mulheres guerreiras, combativas e sempre na luta por melhores condições de trabalho. Por isso que nossa atual diretoria fez questão de ampliar o número de mulheres na diretoria, e sabemos que ainda podemos fazer mais.
Até porque, mesmo com todos esses dados nos mostrando a exclusão das mulheres de cargos de confiança e de poder, segundo a pesquisa feita com 13 mil empresas de 70 países, pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), de divulgada em 2019, três em quatro empresas que promovem a diversidade de gênero em cargos de direção tiveram um aumento de 5% a 20% nos lucros. Sim, empresas com mulheres no comando representam mais lucro! Então por que ainda há tanto preconceito? Precisamos mudar, e rápido!
Uma pesquisa feita com o apoio da ONU Mulheres, no Brasil, traz mais informações e comprovam que a população brasileira quer mudar. Quer ver mais mulheres na política. Isso já é um bom sinal. Nós, do Sindipetro-ES, também queremos ver mais mulheres no sindicato. Filie-se! Acesse: http://www.sindipetro-es.org.br/sindicalize-se/ para imprimir a ficha de filiação.
 
Pesquisa (ONU Mulheres): http://www.generonumero.media/observatorio50-50/
Pesquisa (OIT): https://nacoesunidas.org/mulheres-em-posicoes-de-chefia-nas-empresas-podem-gerar-resultados-ate-20-melhores/

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…