O Conselho Estadual em Defesa dos Direitos das Mulheres do Espírito Santo – Cedimes publicou uma carta de repúdio ao posicionamento do Governo Paulo Hartung e seu completo desrespeito à luta das mulheres por mais dignidade em seus cotidianos.
A instituição afirma que Hartung se apropria de uma imagem que nunca foi sua, ou seja, a luta pelo fim da violência contra mulher, visando promover sua figura pessoal e política. “Fica sob suspeição a postura de um governo que historicamente ignorou o problema e hostilizou os movimentos feministas e de mulheres e que agora aparece na grande mídia conclamando a sociedade a lutar pelo fim da violência contra a mulher”, critica o Cedimes.
O Espírito Santo é o estado “campeão” em crimes de gênero. De acordo com o Tribunal de Justiça – TJES, um processo de violência contra a mulher é aberto a cada 30 minutos. Nos primeiros sete meses de 2017, foram contabilizados 52 casos por dia, aproximadamente.
“Este Conselho mesmo sem estrutura adequada de funcionamento e com perseguição política não se calará. Manter-nos-emos firmes cumprindo nosso papel de controle social até que efetivamente possamos transformar essa realidade e, a despeito do desinteresse de agentes públicos, conquistar uma vida sem violência para as mulheres capixabas e para todas as mulheres”, reforça a carta.
Confira a carta na íntegra no documento a seguir: CARTA CEDIMES OUTUBRO 2017