A reunião da FUP e seus sindicatos com a Petrobrás, nesta terça-feira, 19, foi marcada pelo debate sobre como os trabalhadores enxergam o futuro da empresa. A discussão fez parte de mais uma rodada de conversas sobre o Acordo Coletivo de Trabalho com os gestores. Os diretores do Sindipetro-ES, Priscila Patrício e Davidson Lomba participaram da reunião.
O Grupo de Estudos Estratégicos e Propostas para o Setor de Óleo e Gás – Geep realizou a apresentação “Estado, Petrobrás e Setor de Petróleo e Gás no Brasil: diretrizes para a reconstrução da soberania nacional”. O coletivo, formado por professores e economistas, ressaltou a importância da empresa focar no Brasil. Na última década, a estatal investiu e fortaleceu os setores de engenharia e geologia, resultando na descoberta do Pré-Sal.
O Geep criticou o atual modelo de gestão da Petrobrás, apresentando dados que contradizem o discurso da corrupção como principal motivo para a crise na empresa. “As dificuldades financeiras e o endividamento não têm relação com a corrupção, mas sim com os impairments e com as condições macroeconômicas”, destacou o economista Eduardo Pinto. Além disso, foi discutido o o interesse internacional no desmonte da estatal.
A diretora Priscila Patrício valorizou a equipe da FUP, que subiu o tom do discurso ao trazer discussões técnicas. “Não conheço nenhuma categoria que tenha feito com os altos gestores da empresa esse tipo de apresentação técnica-econômica tão robusta e com tanta competência, defendendo o que seus trabalhadores querem da Petrobrás”.
Ainda foram discutidas a venda da Fafen-PR, os impairments no Campo de Papa-Terra, em Cabo Frio, os casos de conflitos de interesse na Petrobrás e a subnotificação de acidentes. A FUP cobrou e a empresa concordou em criar um Grupo de Trabalho específico para discutir o equacionamento do Plano Petros-1 (saiba mais: https://goo.gl/dMJ6ry).
Nesta quinta-feira, 21, a federação e os sindicatos voltam a se reunir com os gestores para tratar sobre os temas envolvendo saúde e segurança. Para acompanhar o terceiro debate, acesse o site radarfup.com.br, a partir das 14h.
#APetrobrásQueNósQueremos