A direção do Sindipetro-ES esteve reunida na manhã de hoje, 16, com a gerência do Terminal Aquaviário de Vitória e Faixa de Dutos – DTES para tratar de assuntos referentes à segurança dos petroleiros. Foram discutidos as ações tomadas pela empresa após o acidente ocorrido no dia 17 de março em que um helicóptero fretado pela Transpetro caiu, em Araucária, próximo à rodovia PR-423, Região Metropolitana de Curitiba. Um técnico em manutenção de dutos da Transpetro ficou gravemente ferido.
De acordo com os gerentes, o acidente ainda está sob investigação e ainda não há informações precisas sobre o motivo da queda. Segundo eles, esse tipo de acidente é incomum e caso algum empregado se sinta inseguro em embarcar, o mesmo tem total liberdade de comunicar ao seu superior. A empresa divulgará o parecer da comissão da investigação do acidente assim que for concluído.
Outros assuntos tratados foram com relação aos exames periódicos, folgas e marcação de férias. Segundo os gerentes presentes, o RH executivo da empresa determinou que todos os empregados que trabalham em turno de 12 horas, não possam mais dividir suas férias em partes de 15 dias. Em relação aos exames médicos periódicos (PCMSO), será aplicada uma metodologia para que os trabalhadores de turno realizem os exames durante a escala de trabalho, como já é feito pelos empregados que trabalham em horário administrativo. Será também avaliado uma metodologia de previsibilidade de marcação de folga para os empregados que tenham direito à folga do brigadista.
Transpetro imuniza petroleiros contra gripe
A Transpetro começou a partir de hoje, 16, a imunização contra a gripe aos seus empregados, próprios e terceirizados, assim como foi feito com os empregados da Petrobrás. Incentivamos todos trabalhadores a tomarem a vacina e desta forma zelar pela manutenção da própria saúde e de sua família. A vacinação será feita nos locais de trabalho, conforme cronograma divulgado pela empresa e será feita em todos os terminais, estações de compressão e áreas administrativas.