Home Notícias Mulheres de luta marcam presença no I Encontro das Mulheres Petroleiras do Espírito Santo

Mulheres de luta marcam presença no I Encontro das Mulheres Petroleiras do Espírito Santo

 
Uma tarde muito especial foi preparada para as mulheres petroleiras e suas convidadas. O dia 22 de março foi totalmente dedicado a elas, muitas estavam acompanhadas das mães, das filhas e de amigas e juntas puderam relaxar, se divertir, aprender e reencontrar as colegas de trabalho durante o I Encontro das Mulheres Petroleiras do Espírito Santo. O evento foi organizado pelo Sindipetro-ES e pela primeira vez as mulheres da categoria foram homenageadas com um dia repleto de atividades como debates, palestras e oficinas.
O evento reuniu cerca de 40 mulheres entre ativas e aposentadas, no auditório do Sinduscon, em Vitória, e contou com diversas atividades para a promoção da saúde e bem-estar. Além de momentos de lazer, as petroleiras participaram também de espaços de debate.
“Esse evento foi importante para conscientizar as mulheres da importância da luta sindical. Como diz Simone de Beauvoir: ‘basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados’. Por isso, nesse momento que nós estamos vivendo precisamos nos manter fortes e unidas para não perdermos nossos direitos e quanto mais mulheres no sindicato, mais a nossa voz será ouvida”, diz Mirta Rosa de Souza, vice-coordenadora do sindipetro-ES e uma das organizadoras do evento.
Para falar sobre a memória das mulheres de luta, a primeira palestrante foi a historiadora, jornalista e coordenadora do Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), Cláudia Santiago. A pesquisadora falou sobre a origem do feminismo e do 8 de março e também da história do movimento socialista de mulheres. “O dia da mulher é ainda uma data muito importante que deve ser lembrada como um dia de luta. Muito mais do que festas e homenagens, o dia da mulher serve para nos lembrar de todas as mulheres que lutaram para garantir os direitos que temos hoje como educação, voto, trabalho. Essas lutas uniram as mulheres, independente de classes, e elas devem ser sempre lembradas e respeitadas”, disse Cláudia.
Outra convidada muito importante na luta sindical foi a companheira Cibele Vieira, que é coordenadora do Sindipetro-SP. A petroleira falou sobre os desafios enfrentados pelas mulheres da categoria, as suas conquistas e o futuro das políticas e dos direitos das mulheres na área.
“Participar de atividades como essa é muito bom porque assim nós mulheres petroleiras nos fortalecemos mais. Nesses espaços a gente tem a oportunidade de estar em contato com as outras colegas de diferentes locais de trabalho e conhecemos um pouco da experiência de luta de cada uma”, diz Cintia Lemos Duarte, que atua no Edivit.
A companheira Dayane Souza dos Santos, também do Edivit, viu no evento uma oportunidade para fortalecer a luta das mulheres: “Temos a chance de compartilhar e pontuar nossas vivências nos locais de trabalho. Encontros como este são importantes para nos escutarmos e também para nossa formação”.
O evento também contou com a poesia de Iluzinilda Neves Martins, da Academia de Amaletras de São Mateus. E, para fechar as discussões, foi convidada a psicóloga Thalita Novaes que conversou com as mulheres sobre como superar o estresse.
O I Encontro das Mulheres Petroleiras marca o despertar das petroleiras capixabas para com as questões e pautas específicas das mulheres dentro da luta sindical. Para a aposentada Dayse de Sousa, o espaço é um importante instrumento de fortalecimento e reconhecimento da luta das mulheres. “Para mim que já estou aposentada, participar desse encontro é muito satisfatório porque posso perceber os pequenos avanços dessa nossa longa caminhada de luta”, frisa.
O Encontro foi finalizado com a certeza que todas se divertiram e aprenderam muito com as palestrantes e uma com as outras. “Somos trabalhadoras mais conscientes do que nos aflige e também de onde queremos chegar. Agora percebemos que não estamos sozinhas. Somos todas mulheres e vamos lutar juntas pelos nossos direitos!”, completa Priscila Patrício, uma das organizadoras do evento e diretora do Sindipetro-ES.
                      
 
                               
 
                    

Ver mais em Notícias

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Conheça todos os convênios do Sindipetro-ES

Ser filiado ao Sindipetro-ES permite ter acesso a uma série de benefícios. Nossos filiados…