O quilombo São Domingos, em Conceição da Barra, recebeu no último fim de semana o Encontro de Mulheres Quilombolas. O evento se propôs a estabelecer uma reflexão sobre o dia 25 de julho, data em que se comemora o Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.
O encontro reuniu mulheres residentes da região conhecida como Sapê do Norte. Dentre as pautas abordadas durante o evento, destaca-se o testemunho de mulheres negras para manterem suas terras por meio da luta e da resistência contra a opressão da monocultura do eucalipto.
Além dos testemunhos, o primeiro dia do encontro contou também com oficinas sobre direitos dos territórios quilombolas sob o viés das mulheres, sobre ervas medicinais e um momento cultural com apresentação do Jongo São Benedito de Santana.
O segundo dia de evento foi dedicado à visitação de outras comunidades quilombolas, como as de Linharinho, São Jorge e Angelin. De acordo com a diretora Patrícia Gonçalves, que também participou do encontro, a troca de experiência foi muito produtivo e importante para o conhecimento e valorização de outras realidades.