O mateense Adady Santos Filho completou 33 anos como trabalhador terceirizado da Petrobrás. Ele e filiado ao Sindipetro-ES desde da década de 80. Nessas décadas ele já passou por mais de dezesseis empresas terceirizadas que prestam serviço a Petrobrás.
Adady começou a trabalhar na Base 61, em São Mateus, em 10 de maio de 1985, e nunca mais saiu, mesmo depois da aposentadoria há quatro anos. “Não conheço nenhuma outra base da Petrobrás, apenas a Base 61”, frisou ele.
Nascido em 08 de março de 1949, Adady é casado e pai de um filho. A decisão de continuar trabalhando deu-se por conta da enfermidade de sua esposa, devido aos altos custos com remédios e tratamentos.
“Nesses anos todos foram muitas amizades conquistadas, todos na Base 61 me respeitam, são meus companheiros e me admiram. Minha casa é ali, é uma família”, contou Adady. O segredo para tudo isso, conforme ele disse, é não levar problemas de casa para o trabalho e vice-versa.
Na sua trajetória de trabalho Adady já fez de tudo: foi servente, varredor e até secretário. Atualmente ele trabalha no Almoxarifado da Baltazar Construções e Montagem (BCM).
Com orgulho ele diz que se relacionada bem com todos os petroleiros, próprios e terceirizados. “Todos me tratam bem, do gerente até a faxineira”, disse Adady, lembrando que não pôde estudar quando era mais novo porque morava na roça.
Outro orgulho de Adady é o fato de ser filiado ao Sindipetro-ES. “Alguns reclamam dos sindicatos, mas é muito importante a união dos trabalhadores para a luta se fortalecer. Muitos só dão valor ao sindicato quando perdem seus direitos”, ensina.
Adady lembrou que o Sindipetro-ES já ajudou na reintegração de muitos funcionários que foram demitidos quando as empresas terceirizadas perdiam os contratos, e a novas não admitiam os mesmos trabalhadores.
Quanto à saúde ele diz que está “ótima”. Já avisou que pretende trabalhar até quando a legislação permitir. Mostrando boa disposição física, ele vai trabalhar todos os dias de bicicleta, percorrendo os cinco quilômetros que separam sua casa da Base 61.