Cipistas e diretores sindicais se reuniram por dois dias na Sede do Sindipetro-ES para o “Seminário NR-13 e SPIE”. O objetivo do evento foi capacitar os representantes do sindicato e cipistas sobre normas técnicas de segurança para protegerem a categoria, que muitas vezes são pressionados para realizarem trabalhos de risco.
No primeiro dia, Edson Funcke, representante dos trabalhadores na Comissão Nacional Tripartite que está revisando a NR-13, tratou sobre a atual norma, questões que envolvem inspeção, instalação e manutenção, além de outros temas. Segundo ele, os trabalhadores seguem na luta pelos efetivos nas unidades operacionais. “Nós queremos a definição de um número de operadores adequado para garantir a segurança nas bases e que seja de acordo com o número de equipamentos presentes”.
No segundo dia, Antônio Raimundo Teles, do Sindipetro-NF, fez uma palestra sobre a atuação do Movimento Sindical frente a NR-13 e SPIE. Para ele, o evento vai subsidiar os diretores e cipistas para desempenhar um bom papel na luta por mais segurança aos trabalhadores. “O papel dos dirigentes e cipistas deve ser de protagonismo, não de coadjuvante. A gente espera que eles consigam representar os trabalhadores dentro do processo de certificação”.
Para o diretor Hoffmann, os frequentes acidentes na indústria de petróleo estão levando os sindicatos a buscarem aperfeiçoamento e capacitação dos dirigentes e cipistas. “Nós precisamos proteger os trabalhadores, que são muitas vezes obrigados a desempenharem funções de risco. Por isso, devemos estar capacitados para esse tipo de situação”.
Confira as fotos do evento aqui.