Os brasileiros e brasileiras têm vivido os últimos meses atentos às jogadas políticas que vêm ocorrendo no cenário político-econômico brasileiro. Em abril, a classe trabalhadora protagonizou a maior greve geral já registrada na história do país. Centenas de trabalhador@s cruzaram os braços nos 26 estados mais o Distrito Federal, dispostas a barrar as reformas trabalhista e da previdência. Um mês depois, mais um grande movimento articulado pelas principais centrais sindicais veio à tona. Foi o #OcupaBrasília que ficou registrado como maior ato de oposição ao governo golpista de Michel Temer já realizado na capital.
E os trabalhadores não param por aí! Outra grande Greve Geral já foi convocada pelas centrais. No próximo dia 30 de junho, os trabalhadores e trabalhadoras irão construir mais uma greve e os petroleiros capixabas serão protagonistas de mais este movimento de luta. A partir da próxima terça-feira, 27, a categoria terá assembleias para avaliar o indicativo do Sindipetro-ES de adesão à Greve Geral Nacional de 24 horas, convocada pelas centrais para o próximo dia 30. O movimento paredista será para protestar contra a redução de efetivo nas refinarias e denunciar os acidentes que vem ocorrendo no Sistema Petrobrás.
A luta vale a pena
Com dois grandes movimentos nacionais de greve e vários atos locais, alguns bons frutos já foram colhidos, como a derrota do governo esta semana, na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, em que o parecer do relatório da reforma trabalhista foi rejeitado por 10 votos contrário e 9 favoráveis. Com essa pequena, mas importante, vitória, o movimento sindical dos petroleiros convida todos os trabalhadores para se somarem a uma mobilização ainda mais intensa para acabar com o conjunto de golpes contra os trabalhadores e também denunciar o também ilegítimo Pedro Parente, presidente da Petrobrás, que está atentando contra a vida dos petroleiros com sua política entreguista.
Edital e calendário
O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo convoca todos os integrantes da categoria profissional, empregados diretos do Petróleo Brasileiro S.A – Petrobrás, Petrobrás Transporte – Transpetro S.A e Setor Privado de sua base Sindical para participarem da Assembleia Geral Extraordinária que será realizada entre os dias 27 e 29 de junho de 2017. A Assembleia tem como objetivo debater e deliberar sobre a Greve Geral no dia 30 de junho de 2017, convocada pelas Centrais Sindicais. Seguem os dias e os locais das assembleias:
Indicativo
– Realização de Greve Geral no dia 30 de Junho a partir de 00:00 h.