(fotos: Naira Valente | 06/06/2017)
Nos dias 05, 06, 07 e 08 de junho, aconteceu na Ufes o 5º Encontro Internacional e 12º Encontro Nacional de Política Social que trouxe como debate o avanço do conservadorismo e as novas estratégias para combatê-lo. Com o tema “Restauração conservadora e novas formas de resistência”, o evento foi organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Política Social (PPGPS), vinculado ao Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) e o Sindipetro-ES recebeu um convite para participar do encontro. O evento debateu a presença de forças conservadoras no cenário político e as diferentes formas de organização das classes trabalhadoras e contou com uma programação bastante politizada que incluía conferências, apresentação de trabalhos acadêmicos, debates, cine-debates e mesas-redondas. O diretor de Formação Política e Sindical, Wallace Ouverney, o conselheiro fiscal Wanderlei Dela Fuente e o petroleiro aposentado José Mendes, participaram da atividade representando o sindicato.
“Os sindicatos e as organizações de movimentos sociais têm que ocupar esses espaços de formação e discussão. São nessas atividades que encontramos formas de empoderamento enquanto classe trabalhadora e enquanto defensores das causas humanas”, comenta Ouverney. “Participar de encontros como o promovido nos dá a oportunidade de compreender ainda mais a conjuntura nacional e internacional e fortalecer a nossa luta na construção de uma sociedade que respeite as diversidades e que tenha novas formas anticapitalistas de superarmos crises sem retirarmos direitos dos trabalhadores”, reflete.
O Sindipetro-ES é um entidade que está sempre alinhada com os movimentos sociais que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Além de ser um sindicato que defende os direitos dos trabalhadores, o Sindipetro-ES é um organização de classe que compreende que para avançar nos direitos da categoria petroleira, é preciso também avançar com os direitos das demais categorias e com os direitos sociais como um todo.
Juventude
Os jovens do Levante Popular da Juventude também participaram do encontro de política social promovido pelo PPGPS da Ufes. Para a militante Fabiane Sabani, participar dessas atividades é uma oportunidade das organizações sociais se encontrarem para compartilharem as lutas e se articularem para avançarem juntas. “Entendemos que a luta é internacionalista e popular e desta forma precisamos avançar coletivamente com os companheiros e companheiras em um projeto que leve a ascensão do povo, principalmente nesse momento de pós golpe e de retirada de direitos em que estamos vivendo”, frisa.