De acordo com o Termo Aditivo do Acordo Coletivo de Trabalho, a FUP e seus sindicatos têm debatido com a Petrobrás uma série de alternativas para garantir segurança do trabalhador e transparência no processo de redução opcional de jornada com consequente redução de salário.
Foram realizadas 6 reuniões com o RH, que no dia 16 de março formalizou por escrito uma nova minuta de regramento que leva em conta os principais critérios apresentados pela FUP para que a mudança na jornada seja de fato opcional e acompanhada pelos sindicatos. A FUP, no entanto, apresentou à empresa uma contraproposta à minuta formalizada pela companhia, após as rodadas de negociação com as representações sindicais.
O regramento orienta que os empregados que optarem pela redução deverão enviar um email ao seu gerente imediato, com cópia para o sindicato profissional da respectiva base comunicando a decisão. O email pode ser enviado para contato@pecorari-cloudbr54.pecoraricloud.com.br/~sindipetroesorg.
O objetivo é garantir que a redução de jornada opcional não se transforme em mais uma ferramenta de assédio ou privilégio por parte dos gestores, preservando, assim, os direitos dos trabalhadores e evitando que a medida abra brecha para a terceirização.