Sindipetro ES

Categoria pressiona e Petrobrás apresenta nova proposta

Em reunião nesta quarta-feira (18), com a Petrobrás, a FUP conquistou na mesa de negociação uma nova proposta para o Termo Aditivo do Acordo Coletivo 2015/2017, em que a empresa eleva para 8,57% o reajuste salarial, nas tabelas e na RMNR.
A Petrobrás também concordou em retirar da sua proposta a redução da jornada de trabalho com redução de salários, que será remetida à Comissão de Regimes de Trabalho. Em relação ao ATS dos trabalhadores da Fafen-PR, a empresa reforça o encaminhamento anterior: de instruir o voto de seu representante na Assembleia Geral da Araucária Nitrogenados a aprovar a implantação do anuênio. Diante da cobrança da FUP, a Petrobrás também concordou em efetuar o pagamento do adiantamento do 13º salário até 27 de janeiro.
Conselho Deliberativo da FUP só se posicionará sobre proposta da Petrobrás, após receber minutas do Termo Aditivo
Diante da mentira divulgada pela Petrobrás em seu informe aos trabalhadores, afirmando que o reajuste de 8,57% está condicionado à implementação da sua proposta de redução da jornada com redução de salário, o Conselho Deliberativo da FUP decidiu ontem que só se posicionará sobre o indicativo para realização das assembleias com os trabalhadores, após receber da empresa as minutas dos Termos do atual ACT e da Araucária Nitrogenados.
Não há nenhuma negociação da FUP, condicionando o reajuste salarial à redução de jornada de trabalho. O posicionamento da FUP desde que a Petrobrás propôs alterar a jornada foi de que houvesse um amplo debate sobre isso na Comissão de Regime de Trabalho, de forma a preservar e a garantir os direitos dos trabalhadores.
“Em momento algum da negociação, foi discutido com as direções sindicais qualquer tipo de condicionante em relação à essa questão ou à proposta de reajuste salarial. O que foi apresentado pelos representantes da Petrobrás na reunião desta quarta é o que está na carta de encaminhamento da proposta”, frisa o coordenador-geral da FUP, José Maria Rangel.
Confira os principais pontos da proposta:
Reajustes

  • Reajuste de 8,57% nas tabelas e na RMNR, retroativos a setembro de 2016
  • Vale refeição/alimentação de R$ 1.093,84
  • Manutenção do auxílio almoço para quem optar por continuar recebendo, reajustado para R$ 1.008,92
  • Reajuste de 8,97% em janeiro dos Benefícios Educacionais e do Programa Jovem Universitário
  • Reajuste das Tabelas de Grande Risco da AMS e do Benefício Farmácia em 8,57%
  • Reajuste de 8,57% para o Adicional do Estado do Amazonas e da Gratificação de Campo Terrestre de Produção

Jornada de Trabalho para o horário flexível
A Petrobrás concorda em remeter para a Comissão de Regime de Trabalho a discussão da redução da jornada de 8 horas para 6 horas, com redução de 25% da remuneração, para os trabalhadores em horário flexível e sem função gratificada.
ATS dos trabalhadores da Fafen-PR
A Petrobrás autorizou o diretor executivo de Refino e Gás Natural a instruir o voto do representante da empresa na Assembleia Geral Extraordinária da Araucária Nitrogenados no sentido de aprovar a implantação do anuênio dos trabalhadores.
Horas Extras
A Petrobrás mantém o encaminhamento anteriormente acordado com a FUP de criar um grupo de trabalho específico para discutir um regramento das horas extras.
Benefício Farmácia
Um grupo de trabalho paritário, com participação da FUP e da empresa, discutirá um novo modelo para o Benefício.
PLR
Após o fechamento do Termo Aditivo, a FUP e a Petrobrás discutirão novos indicadores para a PLR.
 
Fonte: FUP
 
 
Clique aqui e conheça o quadro de evolução das negociação do ACT 2016 Evolucao_da_proposta
 
Ofício da Petrobras com Proposta para ACT Oficio Petrobras para Proposta ACT jan 18
 
 

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5