Outubro é o mês de conscientização e combate ao câncer de mama. No Brasil, estima-se que a cada ano a doença acomete mais de 57 mil mulheres. Por isso, uma campanha de prevenção e conscientização é tão importante.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), a idade é um dos principais fatores de risco para a doença: cerca de quatro a cada cinco casos ocorrem a partir dos 50 anos. No entanto, não somente a idade é um fator de risco, outros fatores como ambientais, comportamentais, genético também devem ser considerados.
O diagnóstico precoce contribui para a redução da mortalidade, por isso, conhecer o próprio corpo, manter uma rotina saudável e ir regularmente ao médico é o que a campanha do Outubro Rosa reforça.
Histórico
A campanha é internacional e começou na década de 1990, em Nova York, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama. Anualmente, várias atividades são realizadas em diversas cidades com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.
A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa. Atualmente, é comum iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros para fazer coro à campanha.