Petroleiros capixabas estão no Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (24/01), em ato nacional organizado pela FUP e os Sindicatos contra os equacionamentos da Petros. A manifestação marca o Dia Nacional do Aposentado.
O protesto contra os descontos abusivos nos benefícios dos aposentados e pensionistas ocorreu pela manhã, em diferentes cidades do país. O ato no Rio de Janeiro foi proposta e organizada pela FUP como um ato unificado, envolvendo também a FNP, a Confederação Nacional dos Marítimos (Conttmaf), a Federação das Associações de Aposentados (Fenaspe) e a Associação dos Mantenedores e Beneficiários da Petros (Ambep).
De Norte a Sul, o desabafo da categoria petroleira tem sido o mesmo há muito tempo: “Essa conta não é nossa! Já passou da hora da Petrobrás resolver os problemas do nosso fundo de pensão. Queremos viver com dignidade e sermos respeitados”.
No entanto, passado um ano da mudança na gestão da Petrobrás, nenhuma solução foi dada e os participantes da ativa e os assistidos dos Planos de Previdência Complementar do Sistema Petrobrás (PPSPs) continuam pagando por déficits que deveriam ter sido assumidos integralmente pela empresa.
Os atos desta quarta-feira foram mais um recado enfático à gestão da Petrobrás para que resolva de forma urgente e definitiva os problemas que causaram o desequilíbrio financeiro dos PPSPs.
Com informações da FUP.