O jurídico do Sindipetro/ES ajuizou ação coletiva contra a empresa Stefanini, que acabou de ganhar licitação para atuar em contrato dentro do Edivit, na área de apoio técnico à operação de poços. Essa empresa resolveu aplicar aos seus trabalhadores normas coletivas firmadas pelo Sindicato dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação e Processamento de Dados do Estado do Espírito Santo (SINDPD/ES), ao invés de iniciar uma negociação coletiva com o Sindipetro/ES.
Resultado? Rebaixamento de salários e exclusão de vantagens aos empregados contratados, que antes eram concedidas por força de ACT firmado entre o Sindipetro/ES e a última empresa licitante.
Nesta ação, estão sendo pleiteados danos materiais e morais. Danos materiais equivalentes a todas as diferenças salariais e de vantagens entre o ACT anterior e o que vem sendo aplicado pela terceirizada com seus trabalhadores, atualmente. E dano moral coletivo em razão da ofensa aos direitos de representação de toda a nossa categoria.
Esperamos pela condenação exemplar para que outras empresas licitantes percebam que muitas vezes o barato sai mais caro. Não vamos tolerar rebaixamento de direitos e de remuneração para a nossa categoria.
Sindipetro/ES em ação! Filie-se já!