O segundo dia do 31º Congresso Estadual dos Petroleiros do Espírito Santo (Congrepes) contou com a reunião dos/as aposentados/as e pensionistas, em reunião virtual, realizada pelo aplicativo Zoom, durante o momento “A Força do Crachá Azul”.
Foram apresentadas e votadas as propostas feitas pela categoria e que serão apresentadas na X PlenaFUP, em construção do novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) da categoria. A atividade aconteceu nesta sexta-feira, dia 25 de março, a partir das 19h40.
Ao todo, foram apresentadas 17 propostas. Todas elas foram encaminhadas, por email, até a última quinta-feira, dia 25 de março, atendendo ao Regimento Interno do Congresso. Dessa forma, foram consideradas para votação apenas as proposta que foram encaminhadas dentro desse prazo.
Para ajudar na votação, via aplicativo, as perguntas foram apresentadas aos participantes da reunião, que puderam, dentro do aplicativo, responder a cada uma das propostas. A equipe técnica apresentou cada proposta como uma questão, como se fosse uma enquete, e todos tiveram opção de votar em “aprovo” ou “rejeito” a proposta. Para cada votação, o texto era apresentado aos participantes, com tempo suficiente de explicação e, também, para tirar as dúvidas de todos os presentes.
“Os textos aprovados serão levados para o jurídico do nosso Sindicato, que vai ajustar a escrita de cada proposta para que ela já tenha o formato de uma cláusula de ACT ou, se for o caso, como bandeira de luta para a categoria”, explica o coordenador geral do Sindipetro/ES, Valnísio Hoffmann.
Entre as propostas apresentadas, a grande maioria tratava de questões relacionadas ao plano de saúde (AMS), assim como sobre o reajuste salarial, incluindo o reajuste dos benefícios. “Todas as propostas apresentadas atendiam à necessidade de avançar nos direitos dos/as trabalhadores/as e de defender os já existentes”, frisou Hoffmann.