A Petrobras é em essência uma política de governo ou, em outras palavras, pública. Ela surgiu de uma lei, que nada mais é do que política pública. Até a chegada do neoliberal FHC a Petrobrás detinha o monopólio no Brasil e era 100% pública, não é mais desde 1995!
Ainda hoje, querendo ou não, mesmo não sendo mais detentora do monopólio, a Petrobrás determina algumas políticas públicas como, por exemplo, o preço de venda de derivados de petróleo (gasolina, diesel, gás, etc) pelo fato de que não há no país concorrentes à nossa altura.
Quem manda no mercado nacional é o governo, através da Petrobrás. Parafraseando um tal general “é simples assim, um manda e o outro obedece”. O governo define as políticas públicas e a Petrobrás implementa, negar isso é negar a realidade dos fatos.
O fato que merece atenção e que pode realmente ser modificado é se o governo define as políticas públicas pensando em você ou na bolsa de valores.
A Petrobras é uma grande política pública, sempre foi. O Sindipetro/ES prefere que esta política seja feita pensando em você, em nós, no nosso povo, e não na bolsa de valores. E você: está com a gente ou prefere pagar R$7,00 na gasolina?