O Governo do Espírito Santo, em articulação com todos os municípios capixabas, vai realizar um mutirão de vacinação na sexta-feira (27) e no sábado (28), focado em completar o esquema vacinal de quem aguarda a segunda dose.
Na semana passada, o foco foi na aplicação da primeira dose para o público com mais de 18 anos. Em 36 horas, 150 mil pessoas foram vacinadas.
Desta vez, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) prepara estratégias para aplicar a segunda dose em quem está com o esquema vacinal atrasado ou já está na data de completar a imunização. Entre as estratégias está a antecipação do tempo de segunda dose da Pfizer, de 12 para 10 semanas.
A Sesa vai disponibilizar pontos próprios de vacinação, como aconteceu na semana passada, que contou com o Centro de Especialidades em Cariacica, o Hospital Materno Infantil na Serra e o Centro de Reabilitação Física de Vila Velha.
Os municípios também farão uma busca ativa para encontrar os capixabas que estão com o esquema vacinal atrasado.
Para a “força-tarefa”, os municípios receberam cerca de 360 mil doses para serem aplicadas exclusivamente como segunda dose.
De acordo com o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, cerca de 150 mil capixabas não voltaram para tomar a segunda dose e outros 210 mil estão aptos para receber a vacina no prazo.