Sindipetro ES

Covid-19: 7 municípios do ES estão fazendo testes nas escolas; outros 28 demonstraram interesse

Sete municípios do Espírito Santo já aderiram à testagem escolar proposta pela secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Viana, Itarana, Laranja da Terra, Marechal Floriano, Ibatiba, Itapemirim e Piúma já enviaram materiais coletados nas escolas para o Lacen. Outros 28 municípios já demonstraram interesse em realizar os testes. 

Ainda segundo a secretaria, os resultados dos testes já realizados serão divulgados ao longo do mês de agosto. O secretário de Estado de Saúde, Nésio Fernandes, afirmou em uma entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (03), que em Viana, dos 120 testes já realizados nas escolas, nenhum teve resultado positivo.

“Esperamos encontrar resultados positivos na comunidade escolar. A testagem é para retirar do ambiente escolar qualquer risco de transmissão. Queríamos tornar cada vez mais o ambiente escolar um local seguro”, disse.

Nésio reafirmou a importância do retorno às aulas presenciais, e disse que a decisão foi baseada na ampla capacidade de testagem do Estado. “Entendemos que a decisão do governo do Estado, de retorno presencial nas escolas, se reforça na sua segurança de ampla capacidade de testagem”, afirmou. 

Novo equipamento deverá dobrar capacidades de testes diários de RT-PCR

Segundo Nésio Fernandes, o Espírito Santo vive um momento em que temos capacidade de testagem ociosa no Estado. Com a aquisição de um novo equipamento nos próximos dias, o Laboratório Central do Espírito Santo terá sua capacidade de testes RT-PCR dobrada a partir de outubro: de 4 mil testes para 8 mil testes diários.

Atualmente, a capacidade mensal é de 125 mil testes, podendo chegar a 240 mil/ 250 mil testes/mês.

Mesmo com avanço das vacinas, testagem deve continuar

Nésio reforçou que, apesar da vacinação contribuir para a queda de casos, óbitos e internações, a testagem em massa deve persistir.

“Mesmo vacinado, quando tiver qualquer sintoma ou dúvida de ter tido contato com alguém com covid-19, a população pode e deve procurar qualquer local de testagem disponível”, afirmou.

Fonte: Folha Vitória

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5