Dez tripulantes testaram positivo para a Covid-19 em um navio que está isolado no Cais de Paul, em Vila Velha, na Grande Vitória.
O navio veio do Porto de Santos trazendo óleo diesel e chegou na segunda-feira (26).
Dois tripulantes passaram mal, testaram positivo e foram internados. O restante da tripulação fez teste e mais oito pessoas testaram positivo.
De acordo com a Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), que administra o cais, ninguém entra e ninguém sai do navio Robert Maersk.
Ainda segundo a Codesa, a embarcação, que faz rota de cabotagem, está sob supervisão direta da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que determinou o exame em todos os 23 tripulantes e a desinfeção do navio, que está em quarentena.
“O Porto Vitória vem prestando todo apoio aos parceiros e à Anvisa, no cumprimento dos protocolos e recomendações da Vigilância Sanitária, que neste momento se sobrepõem a quaisquer necessidades operacionais”, diz parte da nota da Codesa.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que está monitorando os tripulantes e que a embarcação veio das Filipinas.
A secretaria disse que os tripulantes que testaram negativo para a doença serão submetidos a uma nova testagem em 14 dias.
Em relação à investigação de novas variantes, a secretaria disse que o protocolo do Ministério da Saúde estabelece que deve ser realizada a investigação para provenientes da África do Sul, Reino Unido e Índia.
Fonte: G1 ES