Sindipetro ES

38 cidades do ES não registram mortes por Covid-19 há 14 dias

Dentre os municípios sem o registro de morte estão Santa Teresa, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante e Alfredo Chaves, que têm uma alta temporada de turistas durante o inverno. Na Grande Vitória, apenas Fundão integra a lista.

A tendência de queda dos números da pandemia também pode ser percebida com o 64º Mapa de Risco, divulgado na última sexta-feira (16) pelo governo do Estado. Dos 78 municípios capixabas, 72 estão em risco baixo e seis em risco moderado. Não há municípios classificados em risco alto.

Para a classificação do Mapa de Risco, são considerados dois eixos, o de ameaça e o de vulnerabilidade. No primeiro, a equipe de especialistas do Centro de Comando e Controle (CCC) Covid-19 no Espírito Santo, do Governo do Estado, analisa o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade considera a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença. A estratégia de mapeamento de risco teve início em abril do ano passado.

Segundo o secretário de Saúde, Nésio Fernandes, possivelmente algumas cidades que estão nesta lista devem ter até mais de 14 dias sem óbitos por Covid-19.

“Todos esses municípios são relativamente pequenos, com menor índice populacional, e, em sua maioria, marcados por uma dinâmica de atividade rural. Hoje já sabemos que o comportamento da pandemia no interior é diferente daquele nas regiões urbanas, o que faz com que o número de casos e de óbitos também seja menor nessas cidades”, explica.

Para Nésio, outro fator que colaborou para que esses municípios não registrassem óbitos por Covid-19 nos últimos 14 dias é a cobertura vacinal.

“Por serem municípios com uma menor densidade demográfica, consequentemente eles conseguiram vacinar de forma mais rápida, contribuindo para a ampliação da cobertura vacinal, principalmente da D1 (primeira dose). Não temos tratamento contra a Covid-19 e nenhuma medida medicamentosa eficaz. O que temos é a vacina, e todas são efetivas e eficazes”, salienta.

Apesar dos números otimistas, o secretário alerta sobre a importância de manter as medidas de higienização e distanciamento social.

“Quando liberamos as atividades sociais, os indivíduos e as instituições precisam assumir a responsabilidade dos seus atos a fim de não contribuir para que a doença volte a crescer no Estado. Ainda me preocupa muito os adolescentes em baladas e a falta de fiscalização. Sabemos que o vírus pode sofrer mutações, fazendo com que esse público também desenvolva um quadro grave ou até o óbito por covid-19”.

  1. Barra de São Francisco
  2. Anchieta
  3. Venda Nova do Imigrante
  4. Santa Teresa
  5. Domingos Martins
  6. Ecoporanga
  7. Marechal Floriano
  8. Vila Valério
  9. Mimoso do Sul
  10. Iconha
  11. Fundão
  12. Piúma
  13. Alfredo Chaves
  14. Pedro Canário
  15. Presidente Kennedy
  16. Marilândia
  17. Águia Branca
  18. Conceição da Barra
  19. São Roque do Canaã
  20. Brejetuba
  21. Itaguaçu
  22. Irupi
  23. Atílio Vivácqua
  24. Itarana
  25. Conceição do Castelo
  26. São Domingos do Norte
  27. Jerônimo Monteiro
  28. Santa Leopoldina
  29. São José do Calçado
  30. Mantenópolis
  31. Laranja da Terra
  32. Apiacá
  33. Mucurici
  34. Divino São Lourenço

Fonte: A Gazeta.

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5