Sindipetro ES

Pacientes recuperados da covid-19 podem apresentar dores persistentes

Ao longo da pandemia da covid-19, muitos pacientes que se recuperaram da doença apresentam sequelas e em alguns casos, os sintomas podem ser persistentes. Nos consultórios médicos, entre as queixas mais frequentes estão as dores musculares e articulares. 

Segundo o ortopedista André Carlos Siqueira esse problema pode surgir nos pacientes que ficaram internados por um tempo prolongado e perderam muita massa muscular, mas também nos casos leves da covid-19, em que não foi necessária internação. Não há evidências científicas que relacionem a síndrome pós-covid a um grupo específico, ou seja, todos estão vulneráveis. 

“O corpo para se defender do vírus faz com que o sistema imunológico de defesa do nosso organismo desencadeie um processo inflamatório, bem exacerbado e isso tem ocorrido em uma parcela da população que são as chamadas vítimas da tempestade inflamatória. Esse fenômeno envolve a liberação de substância no organismo como as citocinas que tem grande potencial de lesionar órgãos e tecidos”, explica Siquera. 

As dores podem persistir por meses ou anos, caso não haja acompanhamento médico e o tempo de recuperação depende de cada paciente. “Fica difícil falar por quanto tempo os pacientes podem permanecer com os sintomas, pois isso dependente de cada um, da adesão ao tratamento e a da gravidade da doença, conclui Siqueira.

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5