População de 18 a 49 anos vai receber meia dose da vacina AstraZeneca neste domingo (13)
O município de Viana, na Grande Vitória, recebeu, na tarde desta quinta-feira (10), 15 mil doses da vacina AstraZeneca. A remessa é destinada ao estudo “Viana Vacinada”, que vai aplicar meia dose do imunizante da Oxford em toda a população de 18 a 49 anos da cidade.
A iniciativa do Governo do Espírito Santo, com a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), pretende imunizar 35 mil moradores no próximo domingo (13). A vacinação será feita das 8h às 17h em 35 locais e 178 salas de vacinação.
Os participantes receberão a dose de reforço após o prazo de 90 dias, mesmo prazo recomendado para dose padrão.
Uma iniciativa semelhante foi feita no país em 2018, quando grande parte da população foi imunizada contra a febre amarela com um quinto da dose.
Segundo o prefeito da cidade, Wanderson Bueno (Podemos), até esta quinta, mais de 14 mil moradores se cadastraram para participar da campanha. A vacinação é voluntária e a oportunidade é para quem mora ou vota em Viana.
O chefe do executivo municipal será o primeiro voluntário a ser imunizado. Aos 33 anos e sem comorbidades, Bueno não poderia se vacinar agora no plano nacional de vacinação, seguido em todos os estados brasileiros.
“Pedimos a solidariedade do cidadão vianense, que entre na plataforma, faça o agendamento que é muito importante para a imunização da nossa cidade e a participação de um estudo internacional que pode ajudar até 5 bilhões de pessoas que ainda não tiveram acesso a uma dose de vacina”, disse o prefeito.
Bueno ainda ressaltou que não existem riscos na participação do estudo.
“O que está acontecendo agora é um teste em massa da efetividade daquilo que já foi comprovado em estudos clínicos”, pontuou.