No dia 11 de maio nós fizemos um post dizendo sobre como a conta de energia iria aumentar.
Vinte dias depois, começam a surgir as notícias de que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira tarifária vermelha patamar 2, o que na prática quer dizer que as termelétricas passarão a ser reativadas.
Agora vamos explicar o porquê de isso ser um total descalabro.
Até muito pouco tempo atrás, a Petrobrás tinha consigo um grande e complexo parque de termogeração. TINHA, porque essa estrutura foi vendida sob o argumento de que não fazia parte do negócio da Petrobrás e que não era de interesse da empresa.
Os negócios vieram na esteira do discurso de desinvestimento da Petrobrás. “O Estado brasileiro é muito grande e inchado” e “é preciso vender as Estatais” e outros tipos de ladainha que você já conhece bem.
O problema é que essa estrutura era fundamental suprir a energia brasileira, especificamente na época de seca. Ora, 70% da nossa energia vem de hidrelétricas. A redução cíclica das chuvas, comuns nesse período do ano.
Agora, para a surpresa de absolutamente ninguém que acompanha a questão energética no Brasil, o país começa a sofrer com aprofundamento da seca (que repetimos, é comum nessa época do ano) e o país, por também não possuir alternativas viáveis e baratas para suprir a demanda energética, vai novamente precisar das mesmas que a Petrobrás vendeu para a iniciativa privada e que agora vai cobrar mais caro pela geração da mesma energia.
E quem vai pagar por isso é o povo. Nós: eu, você, sua família.
Mais um triste desfecho de um Brasil que se desfaz de toda sua riqueza e força produtiva, deixa tudo nas mãos da iniciativa privada e vai cobrar um alto preço por tudo isso.
PATRIOTA DE VERDADE É CONTRA A PRIVATIZAÇÃO!