Durante o ano de 2020, período que marcou o nosso país com o agravamento da crise financeira e política, com a morte de milhares de pessoas por Covid-19, sem contar o aumento considerável no número de desempregados/as, a Petrobrás ignorou a todos/as nós e avançou em um movimento de venda e de privatização de suas unidades, inclusive as que têm na região Norte do Espírito Santo.
A Petrobrás foi fundamental (e ainda é) para o crescimento do nosso estado e do país. Desde que chegou ao Espírito Santo, em 1957, no município de São Mateus, a empresa não parou de ampliar sua área de atuação, estando presente tanto em terra quanto em mar. E junto com o seu desenvolvimento, ampliou-se, também, o número de empregos diretos e indiretos, assim como os investimentos de grande porte e a arrecadação de tributos.
Toda uma indústria especializada foi estabelecida. São milhares de pessoas empregadas no setor do petróleo e gás. São milhões de recursos destinados para o desenvolvimento dos municípios capixabas, assim como do Governo do Estado. Se a Petrobrás sair, se ela vender as unidades do Espírito Santo, tudo isso vai acabar!
Defender a Petrobrás é muito mais que uma luta dos/das trabalhadores/as. Essa luta é de todos/as nós! Foi a Petrobrás quem ajudou o Brasil a crescer e a se desenvolver, foi fundamental na conquista da independência econômica e contribuiu para nosso país se tornar uma potência mundial.
Se as chamas, que ainda estão acesas, forem apagadas, junto com elas serão apagados milhares de empregos, assim como todo o investimento que é feito em nosso Estado. Sem a Petrobrás no Espírito Santo, todos/as nós perdemos! Com a privatização da Petrobrás, o Brasil perde sua liberdade de vez!
Faça parte dessa rede que luta pela permanência da Petrobrás no Espírito Santo.
#PetrobrásFicanoES