Sindipetro ES

Sem Transpetro, Espírito Santo perde R$ 46 milhões de ICMS e mais de 100 trabalhadores serão demitidos

 
Todos/as nós recebemos com revolta e preocupação a notícia, publicada na mídia capixaba, sobre a saída da Transpetro do TEVIT (Terminal Aquaviário de Vitória, que opera óleo combustível para as indústrias locais e abastece navios com diesel marítimo e com bunker, utilizando barcaças). Essa ação, além de resultar numa demissão de mais de 100 trabalhadores/as, ainda vai causar um prejuízo considerável aos cofres públicos do Estado, visto que só de ICMS são pagos, anualmente, R$ 46 milhões.
Os/As diretores/as do Sindipetro-ES estão acompanhando de perto a situação e fazendo as articulações jurídicas e políticas necessárias pela permanência da Petrobrás no Espírito Santo. Esse descaso da empresa com o nosso Estado não afeta apenas a categoria dos petroleiros, mas atinge diretamente a economia dos municípios capixabas.
Da mesma forma que a Petrobrás inicia seu processo de retirada do Espírito Santo, outros Estados brasileiros também estão sofrendo da mesma estratégica privatizadora da empresa. São milhares de famílias, no Brasil, que podem ser afetadas com esse movimento, assim como tantas outras já estão sofrendo, após a Companhia encerrar suas atividades.
Precisamos estar atentos/as ainda às mentiras que são contadas nessa história! Assim como o governo federal, a Petrobrás constrói suas defesas e justificativas em cima de Fake News.
Uma das defesas contadas pela empresa é de que, ao vender as unidades da Petrobrás, sobraria dinheiro para o Governo investir em Educação e Saúde. Isso é falso! Na verdade, todo o dinheiro das vendas já feitas de ativos da empresa, nesses últimos anos e a mando do atual governo federal, foi alocado como lucro líquido e, portanto, boa parte desse dinheiro foi distribuído entre acionistas estrangeiros. Ou seja, a venda de ativos da Petrobrás só serve para encher o bolso de acionistas estrangeiros e não reverte em benefícios à empresa, ao Estado e, muito menos, à população!
Não podemos permitir que isso continue! Estão destruindo a economia brasileira. Estão se desfazendo do futuro da economia nacional. Municípios, Estados e milhares de famílias serão diretamente prejudicadas.
Nossa luta é em defesa da soberania nacional. Em defesa da economia brasileira. Em defesa de empregos e de investimentos no setor do petróleo.
Petrobrás FICA no ES!
 

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5