Falar da importância da luta sindical também é falar da história do nosso país. Muitos dos direitos trabalhistas, hoje ameaçados pelo atual governo federal, foram conquistados pela união dos trabalhadores, durante décadas, buscando garantir melhores condições de trabalho, além de recursos que protegessem os trabalhadores e as trabalhadoras.
Como bem aponta o diretor Hélio Fundão Maciel, da Secretaria de Aposentados, Pensionistas e Previdência, o “sindicato é uma associação de pessoas que fazem parte de um mesmo segmento trabalhista. Seu objetivo principal é a defesa dos interesses econômicos e profissionais, sociais e políticos de uma associação”.
Afinal, os Sindicatos são os legítimos representantes dos trabalhadores junto aos empregadores. E o Sindipetro-ES assume essa responsabilidade com os petroleiros e as petroleiras há mais de 30 anos. Incluindo aposentados/as e pensionistas.
Também é papel dos sindicatos organizar greves e manifestações voltadas para a melhoria salarial e das condições de trabalho da categoria. “O sindicato é a expressão máxima da união dos trabalhadores de uma determinada categoria”, ressalva Maciel. E não seria diferente para com aqueles que já encerram as atividades profissionais, mas que seguem na luta, em defesa dos seus direitos.
Sindicalizar-se significa participar de ações que valorizam o ofício de cada trabalhador/a e lutar para manter direitos e deveres, sempre buscando ampliá-los. “É fundamental que todo trabalhador, primeirizado ou terceirizado, seja filiado ao Sindipetro-ES. Não só por que o sindicato vá trazer algum benefício; mas, sim, porque ele luta do nosso lado, buscando sempre melhorar nossa vida e de nossos familiares”, salienta nosso diretor.
E você? É sindicalizado?
Participe das reuniões e assembleias! Procure seu sindicato!
Filie-se! Faca sua parte!
“A união faz a força”.