Sindipetro ES

Congresso dos Petroleiros (as) aprovam lutas por Acordo Coletivo, Petrobrás e Democracia

Após cinco dias de debates virtuais intensos, petroleiros e petroleiras de todo o país aprovaram as reivindicações e lutas em defesa do Acordo Coletivo, do Sistema Petrobrás e do fortalecimento de nossa democracia, durante o 18º Congresso Nacional Único dos Petroleiros. O evento virtual com o tema “Democracia, emprego, revolução digital” terminou neste domingo (19) reunindo virtualmente 272 delegados (as), além de 40 suplentes, 32 observadores, além de convidados, assessores e jornalistas.

Os debates também apontaram que a construção da unidade da classe trabalhadora é determinante na superação da mais grave crise da história do Brasil, o que passa, necessariamente, pela queda do governo fascista e genocida de Jair Bolsonaro.  Outra resolução importante do congresso é a luta pela anistia dos trabalhadores e trabalhadoras demitidos na Fafen-PR, hibernada pela gestão Castello Branco, que, de forma arbitrária, aprovou a demissão em massa de todos empregados da fábrica.   

Assim, dentre as lutas, frear as privatizações em curso no Sistema Petrobrás foi definida com a principal tarefa da categoria petroleira, aprovando a criação de uma campanha nacional, que unifique ações que estão sendo realizadas regionalmente, como a “Fica Petrobrás”, e as diversas frentes de luta, envolvendo outras categorias, movimentos populares, entidades da sociedade civil e representações políticas.
O Congresso aprovou também um conjunto de propostas para melhorar a comunicação com a sociedade e o engajamento nas redes sociais, além de ações jurídicas e políticas em torno de uma pauta unitária, em defesa da soberania nacional. Foi aprovada ainda a construção de uma comissão para executar esses encaminhamentos com a participação dos sindicatos, movimentos sociais, assessorias parlamentares e outras instituições influenciadoras da opinião pública.

 

                                                       Veja aqui como foram os 5 dias do Congresso dos Petroleiros (as) 

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5