Sindipetro ES

Valnísio Hoffmann assume como presidente interino da ANAPETRO

O coordenador geral do Sindipetro-ES, Valnísio Hoffmann, assumiu o cargo de presidente interino na Associação Nacional dos Petroleiros Acionistas Minoritários da Petrobrás (Anapetro). Hoffmann foi referendado em assembleia realizada no dia 20 de setembro.

Fundada em julho de 2020, a Anapetro reúne petroleiros que também são acionistas da companhia e buscam disputar a política da Petrobrás para além de visões de curto prazo, diferenciando-se de outros grupos de acionistas minoritários.

A entidade teve um importante papel e instrumento de luta da categoria contra a política agressiva de privatização dos ativos da empresa no Governo passado. Por mais que a Petrobrás estivesse com recorde de pagamento de dividendos, a Anapetro defendia uma política de mais investimentos, com perspectiva de longo prazo em fortalecimento da Companhia e a capacidade de investimentos estratégicos, como em energia renovável.

Como exemplo, a Anapetro, em conjunto com a Federação Única dos Petroleiros (FUP), entrou na Justiça para barrar a distribuição dos mega dividendos de R$ 50 bilhões, no ano passado. Também foi a associação que pediu à Comissão de Valores Mobiliários uma investigação sobre o interesse da Petrobrás em blocos ambientalmente sensíveis. E a Anapetro ainda questionou no Tribunal de Contas da União (TCU) a contratação de navios-plataformas da Petrobrás, por suspeita de irregularidades.

Essas e outras iniciativas da Anapetro tiveram grande repercussão midiática e política, inserindo a associação em um local estratégico para a disputa sobre os rumos da Petrobrás.

Continuidade

Como presidente interino, Hoffmann terá a missão de continuar o brilhante trabalho do presidente anterior, Mário Alberto Dal Zot, que foi eleito o primeiro presidente da Anapetro.

“Precisamos ter legitimidade, o que se dará pela participação daqueles que também acreditam nessa ideia, se associando, contribuindo, debatendo e ajudando a construir ações para consolidar a Petrobrás como empresa do povo e à serviço do povo. Precisamos, também, debater a alteração do estatuto da Petrobrás, para proteger os Ativos e blindar a empresa contra ataques de Governos entreguistas”, afirma Hoffmann.

Nos próximos meses haverá nova assembleia para recompor a diretoria da Associação Nacional. E petroleiros de todo o Brasil podem e devem se associar à Anapetro, desde que tenham ações da Petrobrás.

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5