Sindipetro ES

Sindipetro-ES participa de cerimônia em comemoração aos 15 anos do pré-sal

O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) participou da cerimônia em homenagem aos 15 anos de descoberta do pré-sal. O evento aconteceu na sede da Petrobrás, em Vitória, reunindo diversos trabalhadores da categoria petroleira, presencial e remotamente.

Na oportunidade, foram relembradas as expectativas em relação ao pré-sal, a dedicação e a competência técnica dos profissionais envolvidos.

“Foi graças a um presidente que teve a coragem de investir, enfrentar a mídia que falava que ele era lunático; e graças a equipe Petrobrás, e sinto orgulho disso, não foi necessário buscar uma empresa de fora para fazer a exploração e encontrar o pré-sal. Foi uma equipe própria, sintam orgulho do que vocês fizeram. Cada um de vocês, podem ter certeza, contribuiu para a Petrobrás chegar a ser o que ela é hoje”, comemora o diretor presidente do Sindipetro-ES, Valnísio Hoffman.

Também foram feitos anúncios sobre investimentos futuros da companhia. “Das onze (plataformas) programadas para entrar em operação do pré-sal nos próximos cinco anos, seis vão ser destinadas ao campo de búzios. O planejamento estratégico da Petrobrás para o período 2023-2027 destinou 64 bilhões de dólares para investimentos em atividades em E&P (exploração e produção), sendo que 67% destes recursos vão ser destinados ao pré-sal”, anuncia o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.

Participaram ainda da cerimônia os diretores executivos de Exploração e Produção, Joelson Mendes; Financeiro e de Relacionamento com Investidores, Sérgio Caetano Leite, e a gerente geral da Unidade de Negócios de Exploração e Produção do Espírito Santo, Eduarda Lacerda – que exaltaram o marco como uma conquista do povo brasileiro, transformando o país em um dos principais polos mundiais em águas profundas e ultra profundas. O evento contou também com o governador em exercício do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, além de representantes sindicais, da sociedade e do poder público.

O primeiro óleo do pré-sal é capixaba

A extração do primeiro óleo do pré-sal, no campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos, foi um marco histórico que mudou os rumos da produção de petróleo e gás no Brasil. A produção brasileira começou em setembro de 2008, com a plataforma P-34, que já atuava na bacia com o pós-sal, e teve a sua operação adaptada para o pré-sal.

Atualmente, 31 plataformas atuam nesta camada, sendo 23 dedicadas apenas ao pré-sal, representando 78% da produção brasileira e 1/3 da produção da América Latina.

“O pré-sal é a prova da capacidade de superação do brasileiro, que não se entrega e vai à luta. É a síntese da jornada de inovação da Petrobrás, que vem ultrapassando, ao longo de 70 anos de história, todo tipo de desafio e, ao mesmo tempo, entregando resultados surpreendentes. Se hoje o pré-sal responde por quase 80% da produção do país é porque nosso corpo técnico conseguiu transformar em realidade uma fronteira até então inexplorada – nas mais extremas condições geológicas, em águas ultraprofundas, a 300 km da costa”, disse o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates.

“Incansáveis, esses trabalhadores e trabalhadoras não se renderam aos céticos que duvidavam da viabilidade técnica e econômica do pré-sal, e desenvolveram tecnologias inéditas que revolucionaram o setor. Tecnologias que projetaram o Brasil ao topo da vanguarda da indústria. Por tudo isso, é com muito orgulho que temos motivos de sobra para comemorar esse feito aqui, no Espírito Santo, onde tudo começou”, complementou. 

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5