A P-50, plataforma de Albacora Leste, localizada na Bacia de Campos, está sendo evacuada. Os petroleiros tiveram que ser desembarcados às pressas, nesta quarta-feira (24/05). As denúncias que chegam da categoria apontam que a plataforma está em pane, há dias, por falta de geração de energia, o que impede o reestabelecimento das operações. Para piorar, as denúncias ainda apontam que está faltando alimentação para os trabalhadores.
Cabe lembrar que a P-50 foi vendida à preço de banana para a PRio. E, após a concretização da venda, a empresa optou por não cumprir com o prazo completo da transição – que seria a forma correta e mais segura, com a Petrobrás repassando o conhecimento que tem sobre o sistema. Agora, como consequência, acompanhamos a P-50 sendo evacuada de forma emergencial, por conta de um erro operacional.
Albacora Leste vendida a custo de 02 anos de produção > https://pecorari-cloudbr54.pecoraricloud.com.br/~sindipetroesorg/2022/04/29/albacora-leste-e-vendida-pelo-custo-de-dois-anos-de-producao/
As denúncias ainda confirmam que a PRio quis acelerar e ampliar a produção da plataforma a qualquer custo.A sede pela produtividade resultou em risco para a vida dos trabalhadores, com a empresa colocando os geradores da P-50 para operar em máxima potência. Como consequência, toda a energia da plataforma caiu e, dessa forma, as válvulas e sistemas não funcionam, o que colocam toda a operação em risco alto de acidente. Como resultado a produção precisou ser paralisada e a plataforma evacuada, em caráter emergencial.
Esse erro operacional reforça o quanto a privatização das unidades da Petrobras é assunto sério, que além de impactar na economia e na geração de emprego, assim como no desenvolvimento e na soberania do país, ainda recorre ao risco máximo para a vida dos trabalhadores.
Não dá para negar que a expertise da Petrobrás precisa ser respeitada. Ou essas novas empresas seguram a ansiedade de lucrar acima de tudo e de todos, ou os acidentes começarão a se multiplicar em nosso país.