Sindipetro ES

Deputada Jack Rocha fala das conquistas e dos desafios das/as trabalhadoras/es

O Seminário Nacional dos Petroleiros do Setor Privado também contou com a presença da deputada federal Jack Rocha (PT/ES), que falou sobre os desafios atuais para os trabalhadores e as trabalhadoras, além da conquista recente na aprovação do PL de equiparação dos salários entre homens e mulheres.

O texto aprovado na Câmara, no dia 04 de maio, teve aprovado o substitutivo elaborado pela deputada, relatora do projeto, recebendo 325 votos favoráveis. Além da igualdade salarial ser obrigatória, ainda foram estabelecidos mecanismos de transparência e de remuneração a serem seguidos pelas empresas, incluindo o aumento de fiscalização e a aplicação de sanções administrativas.

Jack Rocha também apresentou, durante sua fala no Seminário, uma outra importante luta que vem sendo travada no Congresso: a aprovação do PL 2630, também conhecido como PL das Fake News. Em sua fala, apontou a necessidade de se estabelecer limites e punições a determinados conteúdos compartilhados em redes sociais e que, atualmente, descumprem a legislação nacional, em especial os que trazem informações mentirosas ou de ódio.

A deputada também apontou a necessidade de se manter a luta dentro da Petrobrás. Mesmo reconhecendo a importância de se ter um presidente à frente da companhia que entenda os reais interesses da empresa, Jack Rocha aponta ser necessário contar com a força da categoria petroleira para enfrentar os desafios internos que estão por vir.

“O fato de termos um presidente que entenda a Petrobrás, da importância dessa empresa para o nosso país, não nos blinda das disputas que precisam ser feitas internamente, como a que realizamos para a formação do Conselho Administrativo”, frisa Rocha.

Evento

O Seminário Nacional dos Petroleiros do Setor Privado foi o primeiro a ser realizado de forma presencial, desde 2020, quando as reuniões passaram a ser virtuais, em função da pandemia da Covid-19. O encontro aconteceu em Vitória, no Espírito Santo, nos dias 05 e 06 de maio, sendo organizado pelo Sindipetro/ES e pela FUP.

Durante o encontro, e por unanimidade, as delegações aprovaram homenagear o sindicalista Luiz Antônio Lourenzon, batizando o seminário com o seu nome. Lourenzon faleceu no dia 20 de abril, vítima de um infarto, durante o seu primeiro embarque, na Bacia de Campos.

O evento contou com a participação de dirigentes dos Sindipetros do Espírito Santo, São Paulo, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina, Bahia, Norte Fluminense, Ceará, Pernambuco, Amazonas e Paraíba; além de diretores da FUP.

O objetivo principal do Seminário foi unificar as estratégias de luta por melhores condições de trabalho e qualidade de vida dos trabalhadores terceirizados que atuam na indústria de petróleo e os empregados das operadoras privadas. Além disso, o seminário debaterá uma política nacional para ampliar a representação destes petroleiros pela FUP e seus sindicatos filiados.

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5