Sindipetro ES

Risco iminente de acidente no transporte dos trabalhadores da Transpetro no ES

A diretoria do Sindipetro/ES foi informada, mais uma vez, pelos trabalhadores da Transpetro sobre falhas mecânicas nos veículos da empresa UNICAR, que fazem o trajeto da Grande Vitória para o TABR, TAVIT e TNC.

Não é a primeira vez e a empresa continua operando como se nada tivesse acontecido. As multas aplicadas não estão suficientes para resolver o problema, já que a empresa aceitou o contrato visivelmente com valor inexequível e vem tentando tocar o contrato retirando o direito dos motoristas e os itens de segurança, isso para reduzir despesas enquanto aumenta os riscos de acidentes.

Os trabalhadores se sentem inseguros e não conseguem nem descansar no trajeto, pois o medo de acontecer algum acidente é diário. Alguns petroleiros já identificaram, por exemplo, algumas mensagens que aparecem nos painéis dos veículos, incluindo: “procure serviço do veículo em breve”, “óleo do motor troca necessária”, “porta traseira de emergência aberta” e “pastilha de freio desgastada procure serviço”.

O Sindipetro/ES vem denunciando as irregularidades da empresa UNICAR para os gerentes da Transpetro desde 2022. Foram diversas reuniões realizadas, além de ofícios enviados, inclusive o último já está com mais de uma semana sem resposta.

Portanto, caso aconteça algum acidente, os gerentes que cuidam desse contrato também serão responsabilizados, pois estão cientes das condições precárias e dos riscos desse perigoso trajeto.

Essa situação envolvendo riscos para a segurança dos trabalhadores é inaceitável no sistema Petrobras. Se está acontecendo é por incompetência ou conivência. O Sindipetro/ES espera que essa situação se resolva de forma definitiva e antes que algum acidente ocorra.

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5