Sindipetro ES

Novos espaços, modernização na gestão e transparência na prestação de contas

O início da atual gestão coincidiu com a pandemia da Covid-19 e o desafio do trabalho remoto. Mas as dificuldades foram transformadas em oportunidade nas mãos da diretoria, que aproveitou a situação para reformar as unidades físicas de Vitória e São Mateus e para modernizar o sistema de gestão do sindicato, além de tornar a prestação de contas mais ágil e eficiente.

Até o segundo semestre de 2020, todos os registros e documentos do Sindipetro/ES estavam somente em papel. “Já imaginou um incêndio ou um alagamento? O risco de perder tudo era imenso”, ressalva o coordenador geral do Sindipetro/ES, Valnísio Hoffmann.

A diretoria assumiu a gestão com a urgência de implantar uma plataforma digital, que ainda desse a permissão ao acesso dos dados, para funcionários e diretores, fora do sindicato, sendo de fácil manuseio e com um sistema de segurança digital atendendo à legislação nacional.

“Nós não somente conseguimos digitalizar todos os documentos que já tínhamos e disponibilizá-los nesse sistema, como passamos a ter atas, ofícios, comunicados de acidentes e toda papelada administrativa e financeira do Sindipetro/ES digitalizadas, salvas e protegidas em nuvem”, pontua Hoffmann.

Transparência

E com a modernização no controle e gestão das contas e dos documentos do sindicato, a mudança ainda permitiu que todos esses documentos estejam disponíveis de imediato para a avaliação e análise do Conselho Fiscal. Uma prestação de contas ainda mais eficiente, já que o monitoramento das ações realizadas pela diretoria pode ser feito constantemente. “É mais agilidade, otimização nos serviços e segurança para a categoria”, afirma o coordenador geral.

Esses ajustes tornam ainda mais transparentes as atividades realizadas pelo setor administrativo e financeiro do Sindipetro/ES, o que também ajuda a evitar cobranças atrasadas e a melhorar a relação com fornecedores, além de reduzir custos e cobranças de juro.

A mudança também contribuiu para que a prestação de contas passasse a ser realizada de forma mais eficaz, com os documentos digitalizados e acessíveis ao Conselho Fiscal. O trabalho de análise e monitoramento passou a ser realizado constantemente, evitando atrasos e agilizando a aprovação orçamentária do sindicato.

E essa organização ainda contribuiu para que, em poucos meses de gestão, a categoria obtivesse um Fundo de Greve robusto, promovendo mais segurança aos/às trabalhadores/as caso novos ataques fossem feitos contra os/as petroleiros/as.

“E todo esse sistema, super moderno e atual, ainda deixa um grande legado para todos nós. Afinal, os documentos que foram digitalizados fazem parte da história do sindicato e merecem ser preservados e protegidos. Investir nessa modernização permitiu que toda diretoria oferecesse um presente às próximas gestões”, avalia Hoffmann.

Reforma Administrativa

Com as contas em dia e o financeiro organizado, ainda em 2020 o Sindipetro/ES também conseguiu melhorar as condições de trabalho das equipes que atuam nas unidades de Vitória e de São Mateus. Cada sede foi beneficiada com pequenas mudanças, oferecendo mais conforto e qualidade para os/as trabalhadores/as.

Enquanto em Vitória há móveis novos, com baias para os/as funcionários/as terem melhor qualidade em seus trabalhos, em São Mateus o ambiente físico passou por pequenas obras, garantindo um melhor atendimento da categoria. “Conseguimos realizar tudo isso por termos dinheiro em caixa, o que não onerou a categoria nem desfalcou nossas contas”, explica Hoffmann.

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5