O Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (SINDIPETRO-ES) enviou um ofício ao Secretário Estadual de Saúde, Nésio Fernandes, para que se inclua os(as) trabalhadores(as) off-shore na prioridade da vacinação contra a covid-19.
No documento o coordenador geral do sindicato, Valnisio Hoffmann, reforça que os(as) petroleiros(as) estão vulneráveis ao novo coronavírus nas plataformas. E que, por isso, é importante a vacinação destas pessoas. “O risco de um SURTO numa plataforma é muito grande, pois é um ambiente confinado. Um SURTO pode provocar a parada de produção dessas plataformas”, escreveu no ofício.
Um levantamento feito pelo SINDIPETRO mostra que são cerca de 500 trabalhadores(as) off-shore no Espírito Santo e 600 nas unidades terrestres. Destes, mais de 130 petroleiros(as) contraíram a doença e cinco, infelizmente, morreram.
A preocupação do surto é grande, pois já aconteceu. Em 2020 uma plataforma que fica no sul do estado teve que paralisar a produção por causa de um grande contágio entre os petroleiros(as). “Esses trabalhadores têm uma importância muito grande para a economia do Espírito Santo, basta verificar o fundo soberano que o Espírito Santo criou”, finalizou Hoffmann no ofício.
O documento completo pode ser conferido abaixo.