Sindipetro ES

RH da REGAP quer silenciar os/as trabalhadores/as!

O Sindipetro-ES foi surpreendido com a notícia que o RH da REGAP irá punir os trabalhadores que participarem de atos e movimentos do sindicato na porta da refinaria.

Repudiamos veementemente esta prática antissindical que além de absurda é contrária ao próprio Código de Conduta Ética da Petrobras que diz no ítem 4.2. Direitos Humanos. “É dever da Petrobras respeitar, conscientizar, prevenir a violação e promover os direitos humanos em suas atividades e atuar em conformidade com os direitos humanos protegidos por tratados e convenções internacionais, (…) são deveres de todos os colaboradores:

b) Conduzir suas relações interpessoais com base no respeito às pessoas e às diferenças;

e) Coibir, não praticar e não ser conivente com qualquer tipo de comportamento agressivo ou de violência física, psicológica ou sexual;

h) Respeitar a opinião, a crença, a convicção político-partidária de todos os colaboradores, assim como o direito à livre associação sindical; “
Vamos além. No mesmo código há ainda um capítulo dedicado aos Compromissos de Conduta e o item 3.4. Coragem, diz o seguinte: “A Petrobras valoriza a determinação e a proatividade de seus colaboradores diante de situações adversas e desafiadoras, os quais devem ser incentivados a dizer o que precisa ser dito e a fazer o que precisa ser feito para alcançar os resultados esperados, mesmo diante de circunstâncias desafiadoras e fora das rotinas usuais da empresa”.

Pelo visto o RH desconhece os próprios manuais e atua para desencorajar os trabalhadores que estão lutando pela salvar a empresa e os empregos e viola descaradamente os tratados e convenções de direitos humanos com práticas antissindicais.

Leave a comment

Leave a comment

0.0/5