Representando o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo, a Associação de Engenheiros da Petrobrás, a Central Única dos Trabalhadores do Espírito Santo, o Sindipúblicos, o PT e o PSOL, foi ingressada na Justiça uma Ação Civil Pública contra a atual política de privatizações da Petrobrás.
A Petrobrás realiza um verdadeiro desmonte de suas atividades, no Espírito Santo, sem levar em conta o interesse público e os impactos destas privatizações aos seus trabalhos, ao próprio Estado e aos municípios capixabas.
Nesta ação, movida pela Advocacia Garcez, o Sindipetro-ES e demais entidades pedem a paralisação de todas as privatizações até que se envie estudo circunstanciado dos impactos socioeconômicos dessas privatizações e quais serão as políticas públicas para dirimir esses danos. Pede-se, ainda, a realização de audiência pública para debater a política de privatizações da Petrobrás com a sociedade capixaba e trabalhadores/as da empresa, visto que o processo é feito sem a devida publicidade e transparência.
O Sindipetro-ES ressalta, ainda, a importância do grande número de autores relevantes nesta Ação Civil Pública e na possibilidade de ampliação da luta dos/das petroleiros/das, em defesa da Petrobrás pública no Espírito Santo.